Leia mais
Baixe nossa cartilha e conheça mais sobre a Usina Hidrelétrica São Simão e o Plano de Segurança.
Baixar cartilhaEm caso de intercorrência com a barragem e necessidade de evacuação, todos os profissionais da usina e moradores das regiões de Chaveslândia, Distrito Industrial, Fazendas, Ilha e aqueles que residem até a área da ponte (10km) serão avisados por meio de sirenes, chamadas de voz, mensagens de texto e por meio do app ALERT INDIVÍDUO!
A região imediatamente abaixo da barragem é chamada de Zona de Autossalvamento. É neste local onde estão diversas placas com o direcionamento da rota de fuga. Se você receber um aviso sonoro ou via aplicativo ALERT INDIVÍDUO!, você deverá seguir imediatamente o sentido das setas dessas placas até o ponto de encontro, considerado uma região bem segura.
Somos responsáveis pela Operação e Segurança da Barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão. Localizada na divisa de Minas Gerais e Goiás, seu reservatório ocupa a área de 13 municípios nesses dois estados.
Desde a sua construção, a UHE São Simão opera em segurança. Uma equipe de profissionais examina periodicamente as estruturas da usina, e utiliza mais de 700 instrumentos de controle de movimentos da barragem.
O aplicativo é sua fonte principal para visualização das rotas de fuga e pontos de encontro caso algum problema grave aconteça. Aponte a câmera do seu celular para este código QR e instale o aplicativo no seu aparelho!
Na Zona de Autossalvamento, região imediatamente abaixo da barragem, existem placas com o direcionamento da rota de fuga. Se você ouvir o alerta sonoro das sirenes ou receber mensagens e chamadas via aplicativo ALERT INDIVÍDUO, você deverá seguir imediatamente o sentido das setas dessas placas até o ponto de encontro.
Baixe o aplicativo Baixe o aplicativoSomos responsáveis pela Operação e Segurança da Barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão. Localizada na divisa de Minas Gerais e Goiás, seu reservatório ocupa a área de 13 municípios nesses dois estados.
Desde a sua construção, a UHE São Simão opera em segurança. Uma equipe de profissionais examina periodicamente as estruturas da usina, e utiliza mais de 700 instrumentos de controle de movimentos da barragem.
A água armazenada na barragem da UHE São Simão possui usos múltiplos, sendo utilizada para atividades agropastoris, lazer e pesca e principalmente para geração de energia elétrica.
As barragens hidráulicas são parte fundamental do processo de geração da energia, que supre as nossas necessidades diárias, como a iluminação das ruas, o uso de eletrodomésticos e o aquecimento de água para banhos. Ou seja, ela é o coração da nossa operação e, por isso, estamos diariamente implementando melhorias em seu funcionamento e corrigindo possíveis falhas.
A barragem de Simão Simão tem mais de 700 instrumentos instalados dentro e fora dela para realizar o seu monitoramento, como se fosse exames médicos que são capazes que enxergar dentro da barragem, assim sendo possível verificar se tem algum problema, que até hoje desde a sua construção não foi identificado, portanto temos um paciente muito saudável e bem cuidado.
Mesmo que a Usina Hidrelétrica São Simão nunca tenha passado por nenhuma complicação grave, a lei federal exige que ela tenha um Plano de Segurança.
É por meio dele que treinamos as populações locais para que todos estejam prontos para agir em caso de problemas com a barragem. Havendo tais problemas, sempre iremos emitir um alerta via sirenes e app ALERT INDIVÍDUO de forma preventiva.
Para garantir a segurança das pessoas que vivem nas redondezas, existem normas rigorosas que devem ser seguidas. Confira todas as informações no vídeo.
Baixe nossa cartilha e conheça mais sobre a Usina Hidrelétrica São Simão e o Plano de Segurança.
Baixar cartilha