Ações de preservação e recuperação das margens do reservatório da UHE São Simão

  • 20 de março de 2021

Com o objetivo de preservar e recuperar as margens do reservatório, a UHE São Simão realiza uma série de ações por meio do Programa de Gestão Sociopatrimonial, Programa de Monitoramento das Erosões e Programa de Reflorestamento Ciliar. Todos esses programas juntos são essenciais para a preservação da biodiversidade das espécies locais e qualidade ambiental.

O Programa de Gestão Sociopatrimonial visa manter a segurança da população presente no entorno do empreendimento e também a conformidade ambiental das áreas sob concessão da empresa.

A UHE São Simão conta com uma equipe especializada que realiza inspeções e vistorias periódicas ao longo do reservatório e suas margens, onde são identificados e cadastrados todos os usos e ocupações existentes, além disso, são realizadas ações que visam manter a respeitabilidade dos limites das áreas vinculadas à concessão.

O Programa de Monitoramento das Erosões visa observar e conhecer a dinâmica dos processos erosivos estabelecidos na área do entorno do reservatório da UHE para avaliar se existe a necessidade ou não de adoção de medidas de recuperação. Na campanha de monitoramento realizada em agosto de 2020, dos 111 focos erosivos identificados, 70 pontos estão ativos, 21 parcialmente estabilizados, e 20 foram considerados estabilizados.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail portasabertas@spicbrasil.com.br

 

O que procura?