A SPIC Brasil

No mundo

Na China, a SPIC é um dos cinco principais grupos geradores de energia, com capacidade total instalada de 143GW, sendo 71.457GW de energia térmica, 21.7GW de energia hidrelétrica, 4.4752GW de energia nuclear, 10GW de energia solar e 12,6GW de energia eólica. Fruto da fusão, em maio de 2015, entre a China Power Investment Corporation e a State Nuclear Power Technology Corporation, a SPIC já participou da Fortune Global 500 por cinco anos consecutivos.

Com capital social de 45 bilhões de yuans (US$ 6,49 bilhões), ativos totais de 876,1 bilhões de yuans (US$ 126,3 bilhões) e 140 mil funcionários, está presente em 43 países, com destaque para Japão, Austrália, Malta, Índia, Turquia, África do Sul, Paquistão e agora o Brasil. Ao expandir seus mercados de energia no país e no exterior, a Companhia almeja ser um grupo inovador internacional de energia integrada, impulsionado pela inovação da energia nuclear e outras tecnologias avançadas de energia e com foco no desenvolvimento de energia limpa.

No Brasil

A SPIC detém ativos de geração de energia eólica e hídrica no Brasil. Os complexos eólicos estão situados no estado da Paraíba e tem capacidade instalada de 58 MW, energia suficiente para abastecer mais de 200 mil residências, anualmente. O braço hídrico surgiu a partir da aquisição da Usina Hidrelétrica São Simão, em leilão realizado em setembro de 2017. Além da SPIC Brasil, são acionistas da UHE São Simão a companhia Zhejiang Energy International e os fundos de investimentos ZLCFB-Hong Kong International Investment Cooperation e CPD Energy Investment Co.

Time Executivo

Adriana Waltrick

Presidente

+
Adriana juntou-se à Pacific Hydro Brasil como General Manager em 2012, após 13 anos como executiva no Grupo CPFL Energia, a maior empresa privada de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica do país onde ocupou cargos de Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, Diretora de Estratégia Corporativa, Diretora de Fusões e Aquisições. Antes da CPFL, ocupou posições executivas como Gerente de Negócios Internacionais do Grupo Petropar e Gerente de Estratégia Corporativa no Grupo de Mídia Rede Brasil Sul de Comunicação. Adriana tem formação MBA pela MIT-Sloan (USA), MsC e Mestrado Executivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Administração de Empresas pela Unisinos.

Carlos Longo

Diretor de Comercialização

+
Carlos Longo é o Diretor de Comercialização da SPIC Brasil desde Agosto de 2019. Formado em Engenharia Metalúrgica pela USP e Gestão de Negócios pelo IBMEC, Carlos tem um profundo conhecimento do setor elétrico. Possui mais de 20 anos de experiência em comercialização e assuntos regulatórios. Teve uma grande participação e contribuição na implantação, desenvolvimento e consolidação do Departamento de Gestão, Comercialização e Regulamentação de Energia da AES Brasil. Carlos é membro do conselho da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica). Possui passagens pela CCEE e AES Group, desde 2001. É fluente em Português, Inglês e Espanhol.

Paulo Dutra

Diretor Financeiro

+
Paulo Dutra é graduado em Administração de empresas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ) e pós-graduado em Finanças na FGV. Possui mais de 20 anos de carreira na área financeira, atuando em empresas nacionais e multinacionais como AES, Neoenergia, Concremat -  parte do grupo chinês CCCC, dentre outros. Foi membro do Conselho de Administração da Eletropaulo Metropolitana e da Termoaçu. Possui sólida experiência em gestão de equipes, contabilidade, controladoria, planejamento financeiro, tesouraria, M&A e reestruturação de dívidas.

Leandro Alves

Diretor de Operações

+
Leandro Alves está na Pacific Hydro desde 2009. Possui mais de 21 anos de experiência, atuando em desenvolvimento de projetos elétricos de potência e automação e também manutenção de plantas industriais. Trabalhou em multinacionais como Itap Bemis/Dixie Toga e Teadit, além da Geradora e Distribuidora de energia Light. É formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ), com mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pós-graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gerenciamento de projetos pela FGV. Atualmente, é doutorando em Engenharia Elétrica na área de automação e sistemas de potência da UFRN.

Marcela Pacola

Diretora de Desenvolvimento de Negócios

+
Marcela juntou-se ao time da SPIC Brasil em Junho de 2019. Ela é uma executiva sênior com mais de 25 anos de carreira, sendo a maior parte deste período desenvolvido em grandes empresas do setor de energia, como a Elektro e CPFL. Ela também já teve a sua própria consultoria, chamada MPACOLA Assessoria em Fusões e Aquisições. Possui sólida experiência em Finanças, M&A, Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico. Marcela trabalha com fusões e aquisições desde 2005, quando ingressou na CPFL Energia S.A e fazia parte da equipe responsável pela implementação da área de M&A, com o objetivo de definir e alcançar o crescimento estratégico do grupo no setor de energia. Formada em Administração de Empresas pela PUCCAMP e MBA em Administração de Empresas pelo IBMEC. É fluente em Português e Inglês.

Miguel Saad

Diretor Técnico e O&M

+
Formado em Engenharia Civil pela USP de São Carlos, Miguel juntou-se ao time SPIC Brasil em outubro de 2017, com a missão de liderar a UHE São Simão. Possui mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuado em grandes empresas do setor no Brasil, como CPFL Energia e CPFL Renováveis, tendo atuado, respectivamente, como Vice-presidente de Geração e CEO; Casa dos Ventos Energias Renováveis, como Diretor de Implantação e CESP – Companhia Energética de São Paulo. Muito conceituado no setor pela sua expertise, Saad também atuou como consultor, tendo sua própria empresa.

Odair Oregoshi

Diretor de Risco e Compliance

+
Odair juntou-se ao time da SPIC Brasil em outubro de 2019. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, possui mais de 25 anos de experiência atuando em bancos, indústrias e empresas de serviços, como o Grupo Volkswagen, Banco ABN Amro, KPMG e Grupo JSL. Foi responsável pelas implementações das áreas de Compliance, Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e de Finanças no Brasil e no Exterior. Possui sólidos conhecimentos nos frameworks de Gerenciamento de Riscos (COSO 2017) e Programas de Compliance (lei anticorrupção, FCPA e Uk Bribery). Instrutor convidado da FIA/USP, Embaixador no Brasil do Pacto Global da ONU e membro independente da Comissão de avaliação de governança de empresas estatais pelo IBRI.

Ricardo Siufi

Diretor de Suprimentos

+
Ricardo juntou-se ao time da SPIC Brasil em Setembro de 2019. Formado em Engenharia Elétrica pela UNIFEB e MBA em Logística Empresarial pela FGV. Mais de 30 anos de experiência nas áreas de Suprimentos, Transportes, Logística e Serviços. Possui passagens por empresas como: AES Brasil, EDP Brasil, CPFL Energia e Energisa. Na CPFL, ele chegou a atuar como Diretor Presidente da Rio Grande Energia e presidir o COPERGS – Comitê de Gestão Energética do Estado do Rio Grande do Sul. Na Energisa ele foi como Diretor Presidente da Energisa Tocantins. Sempre trabalhou forte com reorganização de processos, ganhos de sinergia e transparência das áreas que atuou, melhorando a eficiência da empresa e o nível de satisfação dos colaboradores. É fluente em Português e Inglês.

Roberto Monteiro

Diretor De Comunicação

+
Com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento e especializado em comunicação corporativa, planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios, Monteiro acumula conhecimento em áreas como energia, papel e celulose e serviços em empresas como Irani Celulose e CPFL Energia. Monteiro possui MBA Internacional em Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pós-graduação em Tópicos Avançados em Decisões Financeiras e Políticas Corporativas pela Universidade de La Verns.

Sueli Hudson Neves

Diretora de Recursos Humanos

+
Com mais de 19 anos de experiência na área, Sueli juntou-se à SPIC Brasil em 2011 como gestora de Recursos Humanos. Em sua experiência anterior, na BD – Becton Dickinson, atuou em várias posições até alcançar o posto de RH Senior Business Partner. Graduada em Administração e Marketing pela Faculdade Radial de São Paulo (FARSP), possui especialização em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo Mackenzie.

Wanderley Fernandes

Diretor Jurídico

+
Wanderley é o Diretor Jurídico Corporativo da SPIC Brasil deste Setembro de 2018. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito - LLM - University of Illinois (1997). Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). Também possui um Program of Management Development - PMD76 pela Harvard Business School (2001). É Coordenador dos cursos de contratos e professor da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. Vasta experiência na área de Direito Civil e Comercial. Boa atuação durante a carreira com arbitragem, governança, M&A e pareceres/consultoria jurídica. Já foi membro efetivo da comissão de infraestrutura, logística e desenvolvimento sustentável da OAB/SP. É fluente em Português e Inglês.

Trabalhe na SPIC Brasil

Uma carreira na SPIC Brasil é mais do que apenas um trabalho é um propósito de vida.

Trabalhando conosco você ajudará a fomentar um mundo mais limpo, a partir de projetos de energia renovável que geram resultados sociais, ambientais e econômicos positivos.

Se você deseja fazer parte desse time confira as nossas vagas disponíveis no Linkedln