CATEGORIA

Adriana Waltrick participa do videocast “Pacto Com o Futuro”, da CBN

19 de janeiro de 2024

CEO da SPIC Brasil foi convidada especial do programa para falar sobre ética, transparência e integridade como impulsionadores de uma sociedade mais justa e sustentável.

A CEO da SPIC Brasil, embaixadora do ODS 16 e Líder de ImPacto, Adriana Waltrick, foi convidada para participar do podcast Pacto Com o Futuro, da CBN em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, junto ao jornalista Mílton Jung e o CEO do Pacto Global, Carlo Pereira.

Com o tema “Ética + Movimento Transparência 100%”, o episódio discutiu a importância da atuação transparente para construir negócios mais eficazes e como a integridade ajuda a direcionar o Brasil a um futuro melhor.

ODS 16: transparência é base das empresas eficazes

Para Adriana, a transparência é um movimento que impulsiona a performance das empresas e o país rumo ao desenvolvimento sustentável. “A liderança transparente forma times melhores, soluções mais rápidas e, por fim, empresas com maior performance. Acreditamos que isso catalisa o país e o mundo para frente ”, comenta ela.

Como embaixadora do ODS 16 da ONU (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), Adriana reforçou o compromisso da SPIC Brasil na construção de uma cadeia de valor mais inclusiva, justa e transparente em todos os níveis, dentro e fora da empresa.

Selo Pró-Ética

O Selo Pró-Ética, conquistado pela SPIC Brasil em novembro de 2023, foi outro destaque abordado no programa. Concedido pela CGU (Controladoria Geral da União), a premiação reconhece a excelência em integridade, ética e transparência de empresas no cenário nacional.

Para Adriana, o selo vai muito além de um reconhecimento. “Para nós, ele indica os nossos valores, a nossa cultura, com quem a gente faz negócios, e como queremos influenciar o mundo e o futuro através do nosso negócio principal, a geração de energia elétrica renovável”, reforça a CEO.

Ética, transparência e integridade

O selo, entretanto, não existe sem que estejam presentes os princípios da ética, governança e transparência. Na SPIC Brasil, investigamos diversos quesitos em todas as nossas relações de valor para garantir uma atuação íntegra com nossos públicos de interesse.

Como destaca Adriana, “nossa meta é manter e melhorar esses quesitos continuamente, e levá-los para a nossa cadeia de valor e influenciar todos os lugares por onde a nossa energia passar”.

Pacto Global: destaque para missão anticorrupção

Hoje, as empresas são fortemente cobradas por ações coletivas anticorrupção. Para Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, chegamos a um mercado mais íntegro quando negócios e diferentes setores da sociedade se unem para discutir os dilemas de corrupção e integridade, e tomar ação sobre isso.

Já Adriana comenta que as ações coletivas “são compromissos para dentro e fora da empresa, para o presente e futuro”. Ela também destaca a importância da plataforma do Pacto Global para o time da SPIC Brasil, na troca de experiências e criação de ondas positivas para desenvolver o coletivo no dia a dia.

Cultura ética

Para finalizar o encontro, Adriana e Carlo comentaram sobre como construir uma cultura com transparência e ética nas empresas.

Para Adriana, é preciso “começar pelo simples. Não adianta querer fazer tudo, e não fazer nada. Outra prática é ter um canal de ética muito claro e totalmente independente. E o terceiro ponto é começar a avaliar a sua cadeia de valor o quanto antes”.

Já para Carlo, é importante “ter uma política de consequências para quem passar o sinal vermelho. É importante que a cultura esteja internalizada.”

Podcast Pacto Com o Futuro

O podcast Pacto Com o Futuro é apresentado pelo jornalista Mílton Jung e o CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, e aborda temas ligados à ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português) para a construção de uma sociedade melhor para todos.

Escute o episódio na íntegra com participação da CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick:

O que procura?