SPIC Brasil apoiou melhorias em salas de arqueologia que vão armazenar, tratar e expor itens históricos, além de receber pesquisadores e visitas da comunidade.
Apoio à conservação de acervo arqueológico e preservação da história e cultura da Paraíba. Baseada nesses objetivos, a SPIC Brasil se juntou à FCJA (Fundação Casa de José Américo) para a reforma e inauguração de dois novos espaços.
O projeto também contou com a parceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a partir do Termo de Ajustamento de Conduta. Ações como essa são importantes para fomentar a proteção e valorização do patrimônio histórico.
A SPIC Brasil reforça o seu protagonismo em iniciativas do tipo ao promover e destacar a cultura local. Sempre de olho em um desenvolvimento sustentável e aliado a questões relevantes para as comunidades em que atua.
Importância das salas de conservação do acervo
Juntas, as novas salas somam 72m² e se destacam pelo amplo espaço disponível. As instalações são capazes de acomodar até 10 pesquisadores de maneira simultânea, o que traz maior eficiência e contribui para os trabalhos acadêmicos.
A melhoria na infraestrutura que contou com apoio da SPIC Brasil também traz benefícios para a preservação do patrimônio histórico e o fomento à história.
Entre eles, é possível citar:
- Maior conhecimento à cultura paraibana;
- Troca de experiências entre diferentes profissionais;
- Democratização de acesso à história de João Pessoa e toda a Paraíba;
- Incentivo a pesquisas acadêmicas;
- Realização de projetos em grupo;
- Valorização de objetos arqueológicos brasileiros;
- Integração com a comunidade;
- Estímulo a crianças e jovens para conhecer a cultura local.
Os novos locais de conservação ainda oferecem espaços expositivos abertos ao público de todas as idades. Contam com peças selecionadas a partir do acervo da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) para agregar à história da região.
Formação de educadores
Além do apoio à conservação de acervo arqueológico, a reforma olha para o futuro. A SPIC Brasil desenvolveu um programa de educação patrimonial aos professores de escolas públicas de Mataraca/PB, cidade onde possui dois parques eólicos.
A ação foi feita em colaboração com uma consultoria especializada. Ela faz parte dos pontos previstos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do IPHAN e tem como objetivo destacar a importância de preservação do patrimônio histórico local.
Os educadores então puderam colocar o conhecimento em prática ao lado dos alunos. Eles saíram pela cidade para fotografar e conhecer pontos históricos. Isso levou a atividades que contribuíram para a conscientização dos jovens.
- Confecção de painéis com fotos do rastro histórico local;
- Desenvolvimento de um jogo da memória;
- Oficina com temas arqueológicos baseados nas pinturas rupestres;
- Decoração de vasos de cerâmica levados para casa.
As atividades buscam dar apoio à conservação de acervo arqueológico, além de multiplicar a cultura da preservação histórica e patrimonial da região paraibana.
Outros projetos de apoio às comunidades
O projeto de reforma da Fundação Casa de José Américo faz parte das campanhas socioambientais da SPIC Brasil. Há mais iniciativas do tipo para as comunidades, como “Ilha da Imaginação”, “Despertar para o Esporte” e “Brincando na Praça”.
Ilha da Imaginação
Aprovado pelo Ministério do Turismo via Lei de Incentivo à Cultura, o projeto disponibiliza cursos e oficinas gratuitos de leitura e animação para jovens de 8 a 17 anos em São Simão/GO e região. O objetivo é transformar vidas através da cultura.
Despertar para o Esporte
Voltado para jovens entre 7 e 15 anos, o projeto oferece aulas gratuitas de vôlei e futsal. Com o objetivo de fomentar a prática esportiva e incentivar uma vida mais saudável, o projeto é realizado nas cidades de São Simão/GO e Santa Vitória/MG.
A iniciativa é executada pelo Instituto Foco Excelência no Esporte & Cultura em parceria com a SPIC Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Brincando na Praça
Realizado em diferentes cidades no entorno da UHE São Simão, o projeto convida toda a família para jogos e brincadeiras na praça. Há cama elástica, partidas de futebol, damas, aulas de zumba, vôlei e mais atividades.
Patrocinada pela SPIC Brasil, a iniciativa é realizada pela RMC Esportes via Lei de Incentivo ao Esporte. As campanhas socioambientais da SPIC Brasil reforçam o objetivo de transformar as comunidades próximas a seus ativos de diferentes maneiras. Desde a preservação do patrimônio histórico até incentivando o acesso ao esporte e à cultura.
Siga a spic