4ª edição do Programa Geração Inovação vai trazer desafios inéditos voltados ao setor de energia renovável para empresas e startups de tecnologia
A SPIC Brasil lançou a 4ª edição do Geração Inovação, programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) que visa impulsionar o avanço tecnológico no setor energético brasileiro, promovendo soluções que contribuam diretamente para a sua eficiência e sustentabilidade. Nesta edição, o foco está em projetos para plantas de energia solar, com ênfase em desafios críticos para a eficiência e a operação de usinas fotovoltaicas.
As empresas e startups interessadas em participar podem se inscrever através do formulário disponível na página do Geração Inovação 2025 entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro. Encerrado o prazo, todos os interessados receberão convite para a submissão das propostas via chamada pública, devendo enviá-las entre 13 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025.
Desafios Geração Inovação 2025
Nesta edição, os desafios englobam o armazenamento de energia em usinas fotovoltaicas e a gestão de ativos. No primeiro, os interessados devem propor um modelo de remuneração escalável para o BEES (Battery Energy Storage System) no contexto brasileiro de energia elétrica.
E, no segundo, serão aceitas propostas para aprimorar o monitoramento de trackers, strings e inversores de usinas fotovoltaicas para identificação de ineficiências, além de melhorar o forecast de geração de energia a curto, médio e longo prazos, e aumentar a confiabilidade e predição de falhas em equipamentos de plantas solares.
As empresas selecionadas irão receber investimento para o desenvolvimento de suas soluções, alinhadas ao Programa de PDI da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para mais informações e para realizar o cadastro, acesse a plataforma oficial do Programa Geração Inovação.
Siga a spic