CATEGORIA

Programa Ilha da Imaginação 2024 tem novidades, conheça

19 de março de 2024

Projeto é reconhecido nacional e internacionalmente com prêmios. Novidades no Ilha da Imaginação incluem melhoria em espaço e mais modalidades para participantes. 

O programa Ilha da Imaginação está de volta em São Simão (GO) a partir de abril. Com mais de 50 mil pessoas impactadas ao longo de sua trajetória, o projeto retorna para sua sexta edição com 60 vagas para as turmas do curso de Formação em 2024.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Maker e Ministério da Cultura, com o patrocínio da SPIC Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura. É voltado para alunos e professores da rede pública.

Novidades para 2024

Para 2024, o Ilha da Imaginação está com diversas novidades.

Novo endereço com mais acessibilidade

A sede do programa mudará para Rua 19 esquina com a rua 14, nº 49, Setor Popular, São Simão (GO). O espaço está sendo reformado para receber a mesma quantidade de alunos e cursos. Vai oferecer acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD) e acessibilidade intelectual, com um arte-educador preparado para atender os alunos.

Inclusão de Aulas de Teatro

Outra grande novidade deste ano é a inclusão de aulas de teatro. O objetivo é aprimorar a expressão oral e corporal dos participantes. Essa iniciativa não só promove a socialização e a autoestima dos jovens, amplia o interesse pela leitura e escrita através do contato com outras formas de arte.

Projeto premiado

Os curtas produzidos pelo Ilha da Imaginação têm sido amplamente reconhecidos, com mais de 50 seleções e premiações nacionais e internacionais. Um dos destaques é o filme “Tatá e os Amigos do Cerrado”, que já recebeu dez reconhecimentos e está sendo exibido desde 2021 pelo canal ZooMoo Kids.

Para aqueles que desejam conferir esse e outros episódios, o projeto mantém um canal no YouTube.

Dessa forma, quem participar do projeto estará em um programa premiado, com repercussão no mundo todo.

Equipe 

Com uma equipe composta por 8 arte-educadores, coordenação e direção pedagógica, o Ilha da Imaginação continua seu compromisso de promover transformações culturais e educacionais.

Três monitores, ex-alunos do programa, foram contratados para auxiliar nas oficinas itinerantes, fortalecendo o propósito de estimular a empregabilidade dos jovens da comunidade.

“Isso reforça um dos propósitos deste programa que nos enche de orgulho: além da promoção das transformações cultural e educacional, o Ilha da Imaginação estimula a empregabilidade de jovens da comunidade”, comenta Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

Horários das Aulas

Segunda a sexta-feira: períodos matutino e vespertino.

Sábado: das 8h às 11h.

O programa manterá sua versão itinerante nas escolas públicas de Minas Gerais e Goiás, além das oficinas mensais “Descobrindo o Ilha”, voltadas para crianças.

Datas e Eventos Finais

As aulas estão previstas para começar em meados de abril e seguirão até o final de novembro. Ao término do curso, todas as turmas terão a oportunidade de criar seus próprios curtas de animação, demonstrando as técnicas aprendidas ao longo do ano.

O ponto alto será o evento Imagilha, que acontecerá no início de dezembro, com a entrega de diplomas e a exibição dos filmes criados para convidados especiais.

Inscrições

As inscrições serão abertas até o dia 30 de março. 

É importante ressaltar que os candidatos devem realizar testes para comprovar habilidades básicas de leitura e escrita, além de estarem matriculados em escolas públicas de São Simão e região. 

Aguarde a abertura das inscrições. Enquanto isso, assista aos vídeos do canal do programa Ilha da Imaginação!

O que procura?