Empresa de origem chinesa celebra aniversário no país, relembra conquistas que marcaram sua trajetória até aqui e reforça o compromisso por um futuro mais sustentável.
No dia 10 de abril, a SPIC completou sete anos no Brasil, uma trajetória potente marcada pela geração de energia segura e competitiva, premiações institucionais e avanços com foco na transição energética.
Desde 2017, estamos nos destacando no mercado energético nacional, operando ativos de geração hidrelétrica, eólica e, mais recentemente, solar, trazendo um novo olhar sobre o setor no país. Tudo isso transformando a energia das nossas pessoas em grandes conquistas.
Em sete anos, tivemos inúmeros momentos para celebrar a nossa potência, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso compromisso em levar a energia do crescimento para os brasileiros.
Para nós, potencializar a energia do Brasil só acontece quando estamos juntos. Confira abaixo os principais destaques da nossa história nesses 7 anos no país!
UHE São Simão: nosso maior ativo no Brasil
Em 2017, demos nosso primeiro passo em território nacional: vencemos o leilão público para operar a UHE São Simão. Localizada entre os estados de Minas Gerais e Goiás, a usina inaugurada em 1978 tem capacidade para abastecer cerca de 6 milhões de residências, com capacidade instalada de 1.710 MW.
Em 2018, superamos esse enorme desafio e estruturamos um time de alta qualidade para gerenciar nossos ativos no país. Também demos início a projetos sociais com as comunidades dos 13 municípios banhados pelo reservatório da usina, além de programas ambientais.
Assim, somando a nossa vontade de ir além, demos vida a projetos como o Ilha da Imaginação, Monitoramento da Fauna e Flora e o Acompanhamento da Qualidade da Água na UHE São Simão. Já em 2019, começamos a modernização da usina, um projeto robusto que está colocando nosso ativo definitivamente no século 21.
Complexos Eólicos: inovação e sustentabilidade
A geração eólica é outro destaque da nossa atuação. Localizados na cidade de Mataraca/PB, o Parque Eólico Millennium – nosso primeiro projeto de energia renovável no Brasil – e o Parque Eólico Vale dos Ventos somam juntos cerca de 58 MW de potência instalada.
Eles também ajudam a evitar a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, totalizando mais de 56 mil toneladas desde o início das operações. Os parques eólicos geram energia para mais de 100 mil residências por ano, levando os ventos da transformação e sustentabilidade para toda a região.
Assim como no entorno da UHE São Simão, a comunidade de Barra do Camaratuba se beneficia da nossa parceria local. Juntos, impulsionamos o desenvolvimento da economia por meio de feiras, capacitações e projetos com foco no empreendedorismo regional.
Complexos Solares: iluminando o futuro do setor
Operamos, em parceria com a Recurrent Energy, dois complexos solares no Nordeste: o Complexo Solar Panati-Sitiá, localizado na cidade de Jaguaretama/CE, e o Complexo Solar Marangatu, situado no município de Brasileira/PI. Os projetos estão entre os maiores parques solares do país, e podem abastecer 900 mil residências anualmente.
Eles também reforçam o nosso compromisso em acelerar a transição energética, apostando no enorme potencial brasileiro em fontes renováveis para liderar globalmente esse movimento.
Potência e união para fazer muito mais
Até aqui, nossa energia nos ajudou a superar os desafios e impulsionar a geração renovável pelo Brasil, mas estamos prontos para fazer mais! Colocando o cuidado com as pessoas e o meio ambiente em primeiro lugar, promovemos a transformação que muda hoje o nosso futuro.
Com a experiência de quem está entre os maiores geradores de energia do mundo e a determinação de quem sabe jogar junto, esse é apenas o começo da nossa história com os brasileiros. Essa é a energia que nos leva além!
Siga a spic