CATEGORIA

Conheça as selecionadas no programa Geração Inovação

16 de novembro de 2021

Duas startups – Solution IPD e Sense+ – e AQS Tecnologia, são as vencedoras da chamada pública do Geração Inovação, programa de inovação aberta da SPIC Brasil, uma das maiores geradoras privadas de energia do país. O desafio de propor soluções para ganho de eficiência na hidrelétrica de São Simão atraiu 110 interessadas, submetidas em sua maioria por startups e instituições ligadas a universidades. As selecionadas receberão aportes de até R$ 1 milhão nos seus projetos. Os contratos, com duração de até dois anos, serão negociados a partir de 30 de novembro.

O objetivo dessa chamada pública, lançada em agosto, é estimular o empreendedorismo, fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver soluções arrojadas para demandas da SPIC Brasil, mas que também poderão ser aplicadas em todo setor elétrico. Para essa jornada, a empresa apostou na aproximação com startups, empresas de base tecnológica e universidades. O financiamento para o desenvolvimento dos projetos vencedores se dará por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com o encerramento das inscrições, em setembro, foi iniciado um rigoroso ciclo de avaliação, que selecionou 43 propostas, a maioria submetida por startups ou centro de pesquisas de universidades. Essas propostas foram avaliadas por critérios de originalidade, aderência ao assunto, capacidade técnica dos desenvolvedores e nível de maturidade tecnológica (TRL-Technological Readiness Level). Dos dez projetos escolhidos para a etapa final – pitch day e vitrine de ideias – oito foram criados por startups. A última fase foi a priorização dos projetos selecionados dentro da verba disponível. Originalidade, aplicabilidade, relevância e razoabilidade de custos foram os critérios considerados para pontuação final.

“Queremos estabelecer parcerias com startups, empresas, centros de pesquisa e universidades, facilitando a geração de ideias de negócios inovadores, e apoiando aqueles que se destaquem pela sua criatividade e potencial para aplicação prática”, destaca Sunny Jonathan, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da SPIC Brasil.

Os três projetos selecionados na chamada pública oferecem oportunidades de ganho de eficiência operacional a um dos principais ativos da SPIC Brasil, a Usina Hidrelétrica  São Simão. Localizada na divisa de Minas Gerais com Goiás, essa usina é operada pela companhia desde 2018. Com 1.710 MW de potência à disposição do sistema nacional, a hidrelétrica tem capacidade para abastecer 6 milhões de residências.

Um dos projetos vencedores, concebidos pela startup Sense+, de São Paulo, Capital, permitirá a operação assistida remotamente de equipamentos da hidrelétrica, à distância e em tempo real, por meio de smartphone ou equipamento de realidade aumentada. A solução proposta pela empresa paulistana AQS Tecnologia utiliza realidade virtual para capacitação e reciclagem de equipes. A startup Solution IPD, de Curitiba (PR), apresentou projeto de múltiplas variáveis para melhoria da manutenção preditiva da usina.

O que procura?