Uma caçula de família gaúcha de Caxias do Sul, descendentes de italianos, brasileiros e alemães, cuja miscigenação lhe trouxe resiliência, espírito empreendedor e pragmatismo. Uma menina que, aos sete anos, chefiava a casa enquanto a mãe se ausentava para sustentar os filhos em São Simão, no interior de Goiás. Uma jovem que cresceu ouvindo: “Estude e tenha uma carreira” da mãe metalúrgica, que migrou de Minas Gerais para a capital paulista.
Respectivamente, essas são parte das trajetórias de Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil; Rakel Garcia, operadora da Usina Hidrelétrica São Simão e Sueli Hudson, diretora de Recursos Humanos da SPIC Brasil. Elas e outras mulheres tão plurais quanto sua contribuição para o setor da energia no Brasil compõem o livro Mulheres na Energia Volume I, cujo lançamento pela editora Editora Leader será no dia 20 de maio, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP).
Relatos em primeira pessoa
As personagens convidadas relatam, em primeira pessoa, suas origens, começo de carreira, desafios e como foram atuar no setor de energia, transitando por ambientes tradicionalmente dominados por homens.
Adriana Waltrick, que ocupa a posição de CEO entre as maiores empresas do setor elétrico brasileiro, revela que descobriu precocemente sua veia empreendedora, aos seis anos, quando começou a produzir broches e passou vendê-los na escola, quando colegas se enfileiravam no recreio para comprar seu produto. Mesmo com a atual vida de executiva, ela mantém a pluralidade de atividades e interesses tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. “Resumir uma história de vida em algumas páginas é um exercício incrível de trazer à tona lembranças, emoções, sensações. E foi isso que tive a alegria de experimentar ao aceitar participar do Mulheres na Energia”, conta a executiva no livro.
Já Rakel Garcia relata que até os 27 anos atuou como doméstica e cuidadora de idosos. Ao decidir cursar eletrotécnica acabou pavimentando o caminho para uma nova profissão. Sueli Hudson, por sua vez, relembra que entrou para a indústria de energia com o desafio de tropicalizar os processos de gestão de recursos humanos da Pacific Hydro Brasil, empresa australiana que, posteriormente, foi adquirida pela SPIC Brasil.
Serviço
O Mulheres na Energia Volume I faz parte da Série Mulheres, selo editorial exclusivo idealizado pela fundadora e CEO da Editora Leader, Andréia Roma. Ela assina o projeto do livro com a coordenadora convidada, Gabrielle Botelho. Para mais informações e aquisição da publicação de forma online, acesse: https://editoraleader.com.br
Siga a spic