CATEGORIA

Programa Ilha da Imaginação abre centenas de vagas para cursos gratuitos em leitura e animação

08 de março de 2023

Desde 2019, o projeto para jovens e educadores da região de São Simão (GO) é realizado pelo Instituto Maker e Ministério da Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil.

O programa Ilha da Imaginação, que oferece formação gratuita em leitura, audiovisual e técnicas de animação para jovens e educadores da região de São Simão (GO), está com mais de 200 vagas abertas para todos os seus cursos fixos, workshops e oficinas. As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas presencialmente na sede do projeto (Rua 56, Quadra 1, Lote 2, no centro de São Simão), de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, ou através do site www.ilhadaimaginacao.com.br/.

As vagas estão distribuídas entre os cursos de formação em leitura e audiovisual (60), avançado (40), 3D (20) e capacitação para monitoria (10). Para todos eles haverá turmas presenciais, de manhã e à tarde. O workshop online para professores abrirá 40 vagas por encontro, que ocorrerá uma vez por mês para educadores da rede pública de todo o Brasil.

O projeto ainda vai promover o Brincando no Ilha, oficina com 20 vagas disponíveis que acontece mensalmente, sempre aos sábados, para alunos de 10 a 17 anos, com o intuito de proporcionar uma experiência para quem não faz parte dos cursos fixos. Em 2023, o Ilha da Imaginação atenderá ainda crianças e adolescentes em oficinas itinerantes realizadas nas escolas da rede pública e em entidades sociais.

Podem participar dos cursos fixos qualquer aluno que esteja alfabetizado e que estude em escolas públicas de São Simão e região. Além do acesso às aulas, os participantes recebem todo o material de apoio necessário, assim como uniforme, transporte e lanche. Para se inscrever, é necessário apresentar comprovante de identidade – como certidão de nascimento, RG ou CPF –, comprovante de residência e de matrícula na escola. Menores devem apresentar também RG e CPF da mãe, pai ou responsável legal.

As aulas começam no dia 4 de abril e vão até final de novembro. Ao final do curso, todas as turmas criam seus curtas de animação a partir das técnicas aprendidas no ano. Já no início de dezembro acontece o Imagilha, com entrega de diplomas e exibição dos filmes criados para convidados.

Projeto já impactou mais de 48 mil pessoas

O Ilha da Imaginação está em sua quinta edição e é realizado pelo Instituto Maker e Ministério da Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, mais de 400 alunos foram formados pelos cursos fixos. Somando as oficinas itinerantes, o Brincando no Ilha e os workshops para professores, mais de 48 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto.

Os curtas do Ilha da Imaginação são amplamente reconhecidos, colecionando mais de 50 seleções e premiações nacionais e internacionais. Um dos curtas do projeto, Tatá e os Amigos do Cerrado, está sendo exibido desde 2021 pelo canal ZooMoo Kids. Para encontrar esse e outros episódios, o projeto mantém um canal no YouTube:

O Ilha da Imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil, apoio da Prefeitura de São Simão e realização do Instituto Maker, Akm Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

O que procura?