CATEGORIA

Programa Ilha da Imaginação: projeto para jovens e professores da rede pública impacta 48 mil pessoas

09 de outubro de 2023

O projeto para jovens e educadores da região de São Simão (GO) é realizado desde 2019. Produções realizadas no Ilha da Imaginação já foram premiadas no Brasil e mundo.

O programa Ilha da Imaginação oferece formação gratuita em leitura, audiovisual e técnicas de animação para jovens e educadores da rede pública na região de São Simão (GO). A produção não fica restrita às aulas, já que os curtas receberam premiações nacionais e internacionais, além de serem exibidos em canais de TV fechados, como vamos mostrar ao longo deste artigo.

Ilha da Imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil, apoio da Prefeitura de São Simão e realização do Instituto Maker, Akm Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

48 mil pessoas impactadas

Ao todo, mais de 400 alunos foram formados pelos cursos fixos. Somando as oficinas itinerantes, o Brincando no Ilha e os workshops para professores, mais de 48 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto. 

Formação em audiovisual

Na mais recente edição, foram ofertadas mais de 200 vagas para todos os seus cursos fixos, workshops e oficinas.

O projeto proporciona participação em cursos de formação em leitura e audiovisual, 3D e capacitação para monitoria. Para todos eles há turmas presenciais. Além das atividades em São Simão (GO), um workshop online para professores da rede pública de todo o Brasil é realizado. Em 2023, o Ilha da Imaginação atendeu ainda crianças e adolescentes em oficinas itinerantes realizadas nas escolas da rede pública e em entidades sociais.

O projeto ainda promove o Brincando no Ilha, oficina que acontece mensalmente. O intuito é proporcionar uma experiência para quem não faz parte dos cursos fixos. 

Programa contempla alunos da rede pública

Pode participar dos cursos fixos qualquer aluno que esteja alfabetizado e que estude em escolas públicas de São Simão e região. Além do acesso às aulas, os participantes recebem todo material de apoio necessário, assim como uniforme, transporte e lanche. 

Ao final do curso, todas as turmas criam seus curtas de animação a partir das técnicas aprendidas no ano. Já no início de dezembro, acontece o Imagilha, com entrega de diplomas e exibição dos filmes criados para convidados. 

Produção premiada e reconhecida

Os curtas do Ilha da Imaginação são amplamente reconhecidos. Colecionam mais de 50 seleções e premiações nacionais e internacionais. Um dos curtas do projeto, Tatá e os Amigos do Cerrado, é exibido desde 2021 pelo canal ZooMoo Kids. 

Para encontrar esse e outros episódios, o projeto mantém um canal no YouTube, acesse: https://www.youtube.com/@projetoilhadaimaginacao3670  

 

O que procura?