CATEGORIA

SPIC Brasil apresenta projeto de incentivo ao desenvolvimento local em evento do setor elétrico de sustentabilidade

18 de maio de 2021

A SPIC Brasil, subsidiária da State Power Investment Corporation of China, mostrará como o Fundo Comunitário, desenvolvido na região de Mataraca (PB), tem contribuído para o desenvolvimento local durante o IX Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico (SMARS), que começa em 18 de maio.

Jainara Carvalho, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SPIC, falará sobre o funcionamento e os resultados da iniciativa desde sua implementação, em 2014, até o momento. “Já beneficiamos mais de 1.000 pessoas em mais de 50 ações voltadas para educação, capacitação, saúde, bem-estar, meio ambiente, esporte, lazer e cultura, com investimento superior a R$ 1 milhão”, afirma. A palestra será no dia 18, às 16h, de forma online e gratuita.

Um dos principais objetivos deste fundo é incentivar que a comunidade crie e inscreva suas próprias ações no processo de seleção pública, que garante a democratização e a transparência na escolha dos projetos. As iniciativas recebem insumos para viabilizarem seu trabalho junto à população local e são voltadas à promoção humana, valorização e fortalecimento das comunidades onde a companhia mantém seus empreendimentos.

O grupo “Mãos que Criam”, formado por mulheres artesãs de Barra de Camaratuba, Mataraca – PB, que se reuniram a partir de sua participação nos primeiros projetos sociais financiados pelo Fundo Comunitário, é um exemplo de sucesso. O grupo, hoje autônomo, se profissionalizou ao longo de sua participação no Fundo e participa de diversas feiras e eventos ligados ao artesanato no estado da Paraíba, graças também a sua articulação com stakeholders estratégicos localmente. Durante a pandemia da Covid-19, oficinas e aulas presenciais foram substituídas por atividades online, que resultaram na produção de 3 mil máscaras de proteção individual. A empresa promoveu cursos com costureiras, forneceu tecidos e aviamentos para a confecção das peças. Dessa forma, elas puderam incrementar a renda da família e colaborar na prevenção ao coronavírus, refletindo sobre si mesmas e seu papel na sociedade. Em Mataraca, a SPIC Brasil opera dois parques eólicos.

Sobre o evento – Em sua nova edição, o Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico (SMARS) será realizado de 18 a 20 de maio, em formato totalmente online e gratuito. O objetivo é promover discussões técnicas sobre os principais desafios para o planejamento, implantação e operação de empreendimentos do setor elétrico brasileiro, diante de compromissos com a sustentabilidade, exigências da legislação ambiental e responsabilidade social das empresas. Haverá painéis de debates com especialistas do setor.

Serviço

Evento: IX Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico

Palestra: Fundo Comunitário SPIC Brasil e Mataraca – PB: Engajamento Comunitário, Desenvolvimento Local e Autonomia

Data: 18 de maio

Horário: 16h

Inscrição: www.smars.com.br

O que procura?