Em Janeiro de 2022, a SPIC Brasil assinou um contrato com a divisão de Hydro da GE Renewable Energy e com a Powerchina para o projeto de modernização das unidades geradoras e serviços auxiliares da Usina Hidrelétrica São Simão.
O escopo do contrato com a GE prevê o fornecimento de equipamentos para as turbinas, geradores e sistemas auxiliares, além de toda a engenharia de projeto e integração, montagem e comissionamento das seis unidades geradoras. Já a Powerchina fica responsável pelo fornecimento dos sistemas BOP elétricos e mecânicos, SDSC e hidromecânicos.
Essencial na Transição Energética
“A modernização prepara a Usina Hidrelétrica São Simão para o futuro, reforçando a eficiência e confiabilidade do nosso principal ativo de geração de energia renovável no país, e que está sendo equipado com a mais moderna tecnologia. A usina está situada em uma importante e estratégica região de fluxo eletro-energético, sendo uma fonte importante para o sistema nacional de geração de energia”, diz Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.
“Sabemos que a modernização das hidrelétricas, principal fonte de energia limpa e renovável no Brasil há décadas, é essencial para acelerarmos a transição energética. Com mais esse projeto, reafirmamos nosso compromisso de apoiar a geração de energia limpa, acessível e confiável para milhões de brasileiros. Nossos times trabalham para otimizar as operações das usinas e melhorar sua disponibilidade para nossos clientes, a fim de que eles possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para atender à demanda de eletricidade no país “, afirma Cláudio Trejger, Presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina.
Etapas
A execução do projeto tem duração prevista de nove anos, contemplando todo o ciclo de engenharia, desenvolvimento, integração, fornecimento, montagem e comissionamento. As etapas de aquisição de componentes e fabricação de equipamentos acontecerão na unidade da GE Renewable Energy em Taubaté (SP) e em fornecedores parceiros, gerando oportunidades para outras empresas que atuam na indústria hidrelétrica e um impacto positivo para a cadeia produtiva do setor no Brasil e fora do país. A fase final do projeto compreende a montagem, instalação e testes dos equipamentos.
Confira o que saiu na mídia sobre o tema:
GE vai reformar usina de São Simão, da SPIC, hidrelétrica de 44 anos – Canal Energia
UHE São Simão Passará por Modernização – Eletricidade Moderna
Indústria Trabalha para Reduzir Custo – Canal Energia
Modernização de São Simão avança desde 2020 – Energia Hoje
São Simão pode ficar dois terços maior – Energia Hoje
Modernização de São SImão Movimenta Mercado – Brasil Energia
Siga a spic