NOTíCIAS

SPIC Brasil realiza simulados de segurança para populações próximas à Usina Hidrelétrica São Simão

03 de agosto de 2022
  • Ação preventiva visa orientar comunidade de Chaveslândia, Distrito Industrial e propriedades rurais sobre como proceder em caso de emergências
  • Usina adota rígidos protocolos de segurança e não tem ocorrência de acidentes em 44 anos de operação

Como responsáveis pela operação da UHE São Simão (GO), realizaremos simulados de segurança entre os dias 9 e 10 de setembro para a população do distrito de Chaveslândia, a comunidade do Distrito Agroindustrial de São Simão (GO), além de moradores de fazendas vizinhas à usina. Estão previstas uma série de ações de preparação, como uma tenda tira-dúvidas itinerante e, no dia 3 de setembro, um atendimento geral ao público entre 10h e 15h, no Ginásio Poliesportivo Valdir Nunes da Silva, no distrito de Chaveslândia.

O simulado faz parte do Plano de Ações de Emergência (PAE) da barragem da hidrelétrica, realizado em parceria com os órgãos públicos de proteção e a Defesa Civil, atendendo a uma obrigação prevista pela Política Nacional de Segurança de Barragens. O objetivo é divulgar informações e treinar as pessoas que residem ou trabalham nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), que compreendem uma área de 10 quilômetros que fica abaixo da barragem da UHE, quanto ao que fazer em caso de situações de emergência.

Em cada simulado de segurança, serão soadas sirenes de alerta e os participantes deverão percorrer o caminho das rotas de fuga até os pontos de encontro. Os participantes também serão avisados por chamada de voz, mensagem de texto e pelo aplicativo Alert Indivíduo, que indica a melhor rota por geolocalização, além de enviar notificações e ligações em caso de emergência real na usina. Será um treinamento prático, conduzido por profissionais e parceiros da SPIC, para garantir uma ação rápida e eficiente em caso de instabilidade na usina.

“Há 44 anos, desde o início de sua existência, a UHE São Simão se mantem sem qualquer registro ou sinal de emergência e perigo. A barragem passa por constantes manutenções preventivas. Mesmo assim, é essencial o envolvimento de toda a população convocada para o simulado, pois mitigamos riscos e difundimos informação para manter todos em segurança diante de qualquer situação”, afirma Paulo Tripode, Gerente de Operações da SPIC Brasil.

Segundo os critérios de classificação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), a represa da UHE São Simão é classificada como de baixo risco, por causa de suas características estruturais. Também são levados em consideração o seu estado de conservação e a execução de seu Plano de Segurança de Barragem, que reúne todos os procedimentos e relatórios de inspeção e monitoramento.

 

Ações de preparação

Até a realização dos simulados, a SPIC Brasil desenvolverá uma série de ações para orientar toda a comunidade convocada para o treinamento de segurança.

Do dia 29 de agosto a 2 de setembro, estará em circulação uma tenda itinerante para tirar dúvidas e dar mais informações sobre o simulado em áreas de maior circulação de Chaveslândia, como escolas, praças e ginásio poliesportivo. A equipe de segurança da usina também fará visitas às empresas do Distrito Agroindustrial de São Simão prestando esclarecimentos.

Em 3 de setembro, nossas equipes estarão das 10h às 15h no Ginásio de Chaveslândia prestando esclarecimentos em um encontro tira-dúvidas, distribuindo kits aos participantes e orientando sobre a instalação do aplicativo Alert Indivíduo, que deverá ser utilizado no dia do simulado.

Carros de som também vão circular pelas localidades para informar a população sobre os eventos. Além disso, haverá distribuição de material informativo e estará disponível um website especial com informações sobre os simulados: www.XXXX.

No dia 6 de setembro acontecerá o primeiro simulado de segurança, apenas com os colaboradores da UHE. Após o feriado da Independência, no dia 9 de setembro será realizado, enfim, o simulado com a população no Distrito Agroindustrial de São Simão (GO) às 11h. No dia seguinte, 10 de setembro, acontece o simulado no distrito de Chaveslândia (MG) às 10h, e nas áreas de sítios e fazendas do município às 15h.

Para dúvidas ou mais informações, basta enviar um e-mail para portasabertas@spicbrasil.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 200 0204 (disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h).

 

Agenda completa

  • 29/08 a 02/09, das 10hs às 15hs: plantão tira dúvidas realizado por uma tenda móvel no distrito de Chaveslândia, que circulará pelos principais pontos da cidade.
  • 03/9, das 10hs às 15hs: treinamento para todos os participantes no Ginásio Poliesportivo Valdir Nunes da Silva, no distrito de Chaveslândia.
  • 6 de setembro, às 11h: simulado apenas para funcionários da SPIC Brasil
  • 9 de setembro, às 11h: simulado apenas para população do Distrito Industrial
  • 10 de setembro, às 10h: simulado apenas para população de Chaveslândia
  • 10 de setembro, às 15h: simulado apenas para sítios e fazendas

O que procura?