CATEGORIA

Ilha da Imaginação

21 de janeiro de 2021

O Ilha da Imaginação é um projeto aprovado pelo Ministério do Turismo, Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela SPIC Brasil desde 2019, que oferece oficinas e cursos gratuitos de leitura e animação para jovens de 8 a 17 anos de São Simão (GO) e arredores.

Com investimento de, aproximadamente, 3 milhões de reais, 110 alunos integram os cursos de formação e mais de 12 mil pessoas já participaram das oficinas itinerantes. Desde o início do projeto, em 2019, até o fim de 2020, 5 municípios foram impactados com a ação, totalizando 43 escolas participantes.

Alguns dos curtas produzidos por alunos do projeto foram selecionados em grandes festivais e mostras de cinema por todo o país. Entre eles, estão os curtas A Cidade Imortal, Star Pigs, Renascida das Águas e Pig Brothers. Todos eles foram selecionados por renomados eventos como o Festival de Cinema Curta Pinhais (PR), Cartoon Club na Itália, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC) e até mesmo Cultural Animation Film Festival no Havaí.

Em 2020, por causa da pandemia, a rotina estudantil foi adaptada para o meio digital, com videoaulas e lives. As atividades virtuais valem como presença e participação. As equipes pedagógica e administrativa controlam a participação dos alunos por meio de um relatório. Assim, elas entram em contato com cada aluno caso deixem de entregar alguma atividade, para que possam entender quais foram as dificuldades. Essa checagem permite ainda que o sistema de ensino seja aprimorado.

A plataforma utilizada nas aulas virtuais é o Google Sala de Aula. Ela pode ser utilizada por meio de computador ou celular. O aluno assiste às aulas diretamente da plataforma, sem ter de gastar seus dados móveis.

E mais, foram criados 2 grupos no WhatsApp: um em que os alunos podem esclarecer dúvidas sobre as aulas virtuais, consultar as atividades e datas de entregas; e outro exclusivo para envio de atividades – essencial para quem não possui uma boa conexão com a internet.

Agora em 2021 o programa entra na sua terceira edição, ainda online e com muitas novidades, e mantém sua missão de prover cursos de formação e oficinas nas áreas de leitura e animação para crianças e jovens de 8 a 17 anos em de São Simão (GO) e região.

O que procura?