CATEGORIA

Mãos Que Criam

15 de fevereiro de 2022

O Fundo Comunitário já apoiou mais de 50 projetos sociais e impactou mais de 1.000 pessoas, com ações nas áreas de educação, geração de emprego e renda, meio ambiente, cultura e lazer.

O objetivo é promover o desenvolvimento nos locais onde atuamos, por meio de projetos como o Mãos que Criam, presente em Mataraca/ PB desde 2016.

O projeto permanente promove a emancipação feminina, por meio de capacitação técnica da mão de obra, ao focar no aprimoramento do artesanato local (crochê, bordado, por exemplo), além de atividades socioeducativas.

Nos primeiros meses de pandemia de COVID-19, o grupo foi o ator principal na confecção de máscaras de tecido na comunidade: cerca de 20 mulheres receberam as capacitações online e tiveram acesso a insumos, doados pelo Fundo Comunitário, para costurar cerca de 2500 máscaras de tecido. Além da capacitação técnica dessas mulheres, a ação garantiu acesso às máscaras de proteção e a possibilidade de geração de renda, estimulando a economia, sendo mais uma ação de responsabilidade social da SPIC Brasil.

Ao longo de 2021, dois cursos foram propostos pelas mulheres do Grupo para continuidade das ações e manutenção dos vínculos : o de Introdução à saboaria artesanal e o de introdução à pintura em tecido. O objetivo era proporcionar novos aprendizados que possibilitem a introdução de outros produtos no portifólio do grupo, mesmo neste momento de distanciamento. E o resultado foi alcançado com sucesso: 8 beneficiárias no curso de saboaria e 10 no curso de pintura em tecido. Os insumos foram doados às participantes pelo Fundo Comunitário e os produtos confeccionados à partir dos cursos já foram comercializados.

Estamos cheios de energia para estimular a geração de emprego e renda na região, contribuir com a melhoria  da qualidade de vida dessas populações e auxiliar o o seu desenvolvimento sustentável.

Confira o vídeo de uma das ações desenvolvidas com o grupo de mulheres ao longo de 2020.

#EnergiaQueTransforma

#EnergiaQueTransforma

O que procura?