Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas

  • 02 de dezembro de 2020

A SPIC Brasil está comprometida com o meio ambiente e o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas é uma das ações que traduz, na prática, este objetivo estratégico.

O objetivo do programa é diagnosticar e medir modificações na qualidade da água e das comunidades aquáticas do reservatório da Usina Hidrelétrica São Simão e em seus trechos de influência em afluentes e no rio Paranaíba.

A avaliação periódica da qualidade da água verifica se ela atende às condições e aos padrões estabelecidos pela Resolução Conama 357/2005, que classifica e estabelece diretrizes ambientais em relação aos corpos de água superficiais. O monitoramento permite identificar as principais fontes poluidoras, sejam elas de origem natural ou de ação humana. O programa também investiga a existência de espécies aquáticas exóticas potencialmente prejudiciais ao ambiente, bem como as espécies aquáticas nativas da região ou da bacia. Ao relacionar tais espécies com o ambiente monitorado é possível verificar aquelas consideradas bioindicadoras de boa qualidade ambiental, ou potencialmente indicadoras de poluição hídrica, o que significa má qualidade ambiental.

Os programas ambientais executados pela SPIC Brasil visam a conservação da biodiversidade regional e a manutenção dos biomas existentes.

 

O que procura?