CATEGORIA

Geração Inovação: SPIC divulga selecionados em projeto P&D Aneel para transformação digital da UHE São Simão

17 de julho de 2023

Conheça quais são os projetos que serão executados na Usina Hidrelétrica São Simão por meio do programa de inovação aberta da SPIC Brasil 

Com o intuito de colocar em prática ideias inovadoras, a SPIC Brasil possui o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). O PDI reflete alguns dos objetivos da empresa, que é impulsionar a eficiência energética, diminuir os custos e promover novas fontes para geração de energia. 

Um dos projetos que fazem parte do PDI é o Programa Geração Inovação. Iniciado em 2021, esse programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ANEEL tem como foco de atuação a transformação digital e modernização da Usina Hidrelétrica São Simão. 

O Geração Inovação já está na sua segunda edição e trouxe oportunidades para diferentes empresas apresentarem seus projetos de pesquisa e desenvolvimento em inovação aberta para a UHE São Simão. Dentre os critérios usados para a seleção, foram considerados a originalidade, aplicabilidade, relevância e custo. 

Confira as empresas e projetos selecionados para a UHE São Simão

Aquarela Analytics

Com o projeto de gestão integrada para manobras de isolação e bloqueio, a empresa irá atuar na criação de plataforma voltada a melhorias na coleta de informações da operação, gestão dos dados e tomadas de decisões na UHE São Simão.  

Enacom Group

Com o projeto de sistema inteligente para gestão integrada de dados e planejamento de manutenção, a empresa irá desenvolver um sistema computacional com inteligência e robustez para gestão integrada de base de dados e sistemas em utilização na usina hidrelétrica. 

Lactec

Com o projeto de plataforma de gestão e monitoramento de áreas de restauração florestal, a Lactec irá criar metodologia baseada em geotecnologias para o levantamento de dados em campo com o uso de sensores embarcados em drone e Inteligência Artificial.

AQS Tecnologia 

Com a implementação da segunda fase do projeto de ambientes virtuais, a empresa atuará no desenvolvimento de plataforma de Realidade Aumentada (RA), considerando a partida e a parada de uma Unidade Geradora (UG), realizada pelo operador de campo através de dispositivo de RA. 

O processo de modernização da Usina Hidrelétrica São Simão tem, entre outros objetivos, o intuito de fornecer equipamentos para as turbinas, geradores e sistemas auxiliares. A previsão e expectativa é que todas as unidades geradoras estejam com tecnologias modernas até 2029. 

Deseja conhecer outras iniciativas como essa? Acompanhe os projetos inovadores da SPIC.

O que procura?